Para aqueles que adoram andar de barco, as hipóteses de alugar um navio e aventurar-se em águas abertas são incontáveis. Ainda assim, alugar um barco nem sempre é fácil, especialmente quando se é novo nisto. Portanto, vamos ajudá-lo a enfrentar esta tarefa assustadora. Leia as dicas abaixo sobre o que deve procurar ao alugar um barco e esteja preparado para obter o navio mais seguro e adequado para o seu próximo cruzeiro.

Veja o que há lá fora

Ter muitas opções dificulta qualquer escolha. Por isso, antes de começar a procurar alugueres de barcos, deve tentar reduzir a sua pesquisa e limitar a sua lista a um ou dois tipos de barcos. Com esta estratégia em mente, tomar a decisão certa será automaticamente mais fácil. Aqui ficam algumas considerações para ajudá-lo a determinar por que navio deve optar:

  • O número de passageiros; esta é a primeira coisa que você deve saber com certeza antes de alugar um barco. Os pequenos barcos que podem acomodar 5 pessoas têm um preço diferente em comparação com os que são projetados para tripulações de 12 a 15 passageiros. Certifique-se de que está bem informado sobre quantos amigos se juntarão a você na sua viagem.
  • As ofertas existentes; a maioria das empresas cobra uma taxa de hora para aluguer de iates. Não tenha medo de perguntar se esta quantia é negociável. Se você precisar de um barco por vários dias, você pode conseguir um acordo melhor e beneficiar de um desconto.

Obter Informações sobre as Leis Locais

A empresa que está prestes a alugar-lhe o barco certamente cobrirá este aspeto antes de lhe entregar as chaves. No entanto, é melhor fazer os trabalhos de casa antes de chegar ao seu destino. Com certeza não quer escolher um lugar onde é impossível alugar um barco porque ninguém do seu grupo está legalmente autorizado a operá-lo. Ao andar de barco nem sempre requer uma licença específica, há muitos países onde você precisa possuir pelo menos uma carta de condução para operar uma embarcação.

Certifique-se de que entende o contrato de arrendamento

Assim como qualquer outro processo de aluguer, o aluguer de barcos de recreio também é regulado por um acordo legal. Certifique-se de que percorre cuidadosamente cada secção deste documento antes de pagar o barco. Eis alguns dos aspetos mais importantes a que deve prestar atenção.

Confira as Provisões de Responsabilidade

Caso aconteça alguma coisa ao barco enquanto o opera, provavelmente será responsabilizado pelos danos resultantes. Tem de se certificar de que compreende os potenciais danos que pode ser responsabilizado e como os custos correlacionados serão cobrados.

Na maioria dos casos, será considerado responsável pelos danos exteriores causados à embarcação, e não por questões técnicas. Assim, por exemplo, se o motor deixar de funcionar, não deve ser você a pagar as contas de reparação.

O barco normalmente deve ter uma política de cobertura. Verifique se esta especificação está presente no acordo. As empresas também podem oferecer a oportunidade de comprar uma política de cobertura ao alugar o barco.

Note que antes do aluguer, a empresa deve explicar brevemente como o barco deve ser corretamente operado.

Além disso, certifique-se de que compreende claramente uma renúncia antes de assiná-la; A maioria das empresas vai pedir este documento que basicamente afirma que, durante a sua viagem, você é responsável pelo barco e pela segurança da tripulação.

Continue a ler o artigo para saber tudo acerca do aluguer de barcos.

Leia as Cláusulas Relacionadas com o Depósito

Para proteger os seus barcos e para facilitar a compreensão e responsabilização dos clientes por potenciais danos, as empresas de aluguer pedem frequentemente uma caução. Esta quantia de dinheiro está incluída na taxa e deve ser devolvida quando levar o barco de volta se não houver danos. Procure as especificações de caução no contrato, o valor normalmente atinge várias centenas de euros ou dólares. Se não tem certeza de que entendeu bem quando e como este montante será reembolsado, não tenha medo de pedir mais informações.

Inspecione o barco antes de o alugar

Finalmente, nunca deve assinar um contrato de aluguer antes de inspecionar a embarcação que está prestes a operar. O proprietário normalmente deve levá-lo num passeio antes de alugar o barco. Durante esta apresentação prévia, deverá inspecionar a embarcação e verificar se existem riscos, fissuras ou equipamento danificado pelo qual poderá ser responsabilizado quando devolver o barco.

Não se esqueça de fazer um inventário completo juntamente com o agente e ver se todos os itens de segurança necessários estão a bordo. Antes de embarcar na sua viagem, é essencial verificar onde este equipamento de segurança é colocado. Na eventualidade de um acidente, deve fornecer os primeiros socorros à sua tripulação e ter muitos coletes salva-vidas para todos.

Enquanto a maioria das empresas também lhe oferecem a possibilidade de alugar acessórios como esquis ou wakeboards, outros podem deixá-lo trazer os seus próprios itens.

Estas são as principais coisas que não deve ignorar ao alugar um barco e se ainda não tem certeza onde pode encontrar o seu par perfeito, confira as opções disponíveis em boats.marinareservation.com. Faça uma pesquisa fácil com base no seu destino e receberá milhares de barcos de alta qualidade em segundos.

Aproveite a sua viagem e viaje em segurança!