Há muitas maneiras de aprender a velejar:
- Pode simplesmente saltar para um barco com um amigo e tentar aprender com a experiência
- Pode inscrever-se para um curso formal numa escola de vela
- Pode comprar ou pedir emprestado um pequeno veleiro e fazer tudo por conta própria
Não importa qual a melhor maneira para si, ajuda compreender o barco e o que está envolvido na navegação primeiro antes de sair para a água, onde de repente poderá ter problemas.
Os Passos Básicos da Vela
A vela envolve conhecimentos e competências específicas. Os seguintes são os passos básicos para aprender a velejar – tanto quanto se pode aprender não estando de facto num barco. Não tem de seguir esta ordem; salte à frente se já conhece algumas das noções básicas. Se é maioritariamente novo a velejar, talvez queira prosseguir através destes passos como capítulos de um manual.
Compreender os Termos Básicos de Navegação
Para entrar na vela, é preciso compreender as palavras que são usadas para falar sobre o veleiro e as habilidades usadas para velejar. Comece aqui com uma revisão dos termos básicos de navegação à vela. Não se preocupe em memorizar tudo, pois muitos destes termos e conceitos tornar-se-ão mais claros à medida que ler sobre como o fazer.
Aprender as Partes do Barco
Antes de entrar no barco, é útil conhecer as palavras utilizadas nas diferentes partes do barco. Mesmo que tenha um instrutor, ele ou ela não dirá “Agarra aquela corda ali e puxa-a”, mas, em vez disso, dirá “Puxa a bujarrona”! Reveja os termos básicos do barco que precisará de saber.
Iniciar um Curso Online
Agora está pronto para aprender mais sobre e para que são usadas todas essas partes do barco. Aqui pode iniciar um curso online para aprender a navegar, aprendendo mais sobre as partes do barco juntamente com muitas fotografias, para ver o que fazer.

Preparar o Barco
Pronto para começar a velejar? Espere um minuto – primeiro tem de preparar o barco colocando as velas e fazendo outras preparações. Aqui estão novamente muitas fotos do que fazer num pequeno veleiro típico utilizado por principiantes.
Continue a ler o artigo para conhecer as restantes dicas de como velejar um barco à vela para principiantes.
Rever Técnicas Básicas de Vela
OK, agora tem o barco pronto – então o que faz agora para o fazer partir? Gerir as velas para ir na direção que desejar aprendendo técnicas básicas de navegação à vela.
Descubra como manobrar
Navegar numa direção definida é razoavelmente fácil, mas eventualmente, terá de mudar de direção. Isto envolve muitas vezes a abordagem e o giro. Tire um momento para aprender o que está envolvido nestas manobras críticas.
Recuperar de um Virar de Quilha
Agora já tem o básico em baixo. Mas será que alguém já lhe disse que os pequenos veleiros muitas vezes tombam se o vento está a soprar? Esteja preparado e veja cuidadosamente como recuperar de um virar de quilha.
Atracar ou Ancorar o Barco
Agora anda por aí a navegar e tem o barco sob controlo. Aprenda a ir mais depressa, atracar ou ancorar o barco e usar algum do equipamento que ignorou até agora. Dê uma vista de olhos a algumas destas capacidades adicionais de navegação à vela.
Pratique Atar os Nós
Durante milhares de anos, os marinheiros têm passado o tempo em que faz frio ou chove, fazendo coisas como atar nós. Os nós são importantes num barco à vela e será necessário aprender pelo menos alguns nós básicos de vela para velejar.
Navegar em Segurança
Nesta altura, mais a prática na água, está pronto para ir. No entanto, é bom lembrar que a água é um lugar perigoso. Aprenda as noções básicas sobre segurança na navegação à vela. Ficar seguro torna mais fácil continuar a divertir-se lá fora.
