Os dias santos de obrigação são dias de festa em que os católicos são obrigados a assistir à missa e a evitar (na medida em que são capazes) trabalho servis. A observância dos Dias Santos da Obrigação faz parte do Dever de Domingo, o primeiro dos Preceitos da Igreja, e estão listados no Cânone 1246 do Código de Direito Canónico de 1983. Os Dias Santos da Obrigação são dias diferentes dos domingos em que os católicos são obrigados a participar na missa, a principal forma de culto. Qualquer festa celebrada num domingo, como a Páscoa, está sob o dever normal de domingo e, portanto, não está incluída numa lista de Dias Santos da Obrigação.

Em alguns dos dias santos católicos é normal oferecer artigos religiosos a entes queridos ou pessoas especiais.

Existem atualmente 10 Dias Santos de Obrigação no Rito Latino da Igreja Católica e cinco nas Igrejas Católicas Orientais; nos Estados Unidos, apenas são observados seis Dias Santos da Obrigação.

Dia Data Significado
Solenidade de Maria  1 de janeiro O papel que a Santíssima Virgem desempenhou no plano de salvação
Epifania 6 de janeiro As revelações de Cristo  ao homem
Solenidade de São José  19 de março A vida do pai adotivo de Jesus Cristo
Ascensão 40 dias após a Páscoa Quando o Cristo ressuscitado ascendeu ao céu
Corpus Christi Quinta-feira após domingo da Trindade A instituição do Sacramento da Santa Comunhão
Solenidade de São Pedro e Paulo  29 de junho Os dois maiores apóstolos, cujo martírio estabeleceu a preeminência da Igreja em Roma
Suposição 15 de agosto A morte da Virgem Maria e a sua suposição no céu
Dia de Todos os Santos 1 de novembro O martírio dos santos cristãos
Solenidade da Imaculada Conceição 8 de dezembro A conceção da Virgem Maria no ventre de sua mãe, Santa Ana
Natal  25 de dezembro O nascimento de Cristo

O que é uma obrigação?

Muitas pessoas não entendem o que significa dizer que os católicos são obrigados a assistir à missa aos  domingos e dias santos da obrigação. Esta não é uma regra arbitrária, mas parte da vida moral geral – a necessidade de fazer o bem e evitar o mal. É por isso que o Catecismo da Igreja Católica descreve as obrigações enumeradas nos Preceitos da Igreja como “o mínimo necessário no espírito de oração e esforço moral, no crescimento do amor de Deus e do vizinho”. Estas são coisas que, como cristãos, os católicos devem querer fazer de qualquer maneira; a Igreja usa os Preceitos da Igreja (dos quais a lista dos Dias Santos da Obrigação é uma) simplesmente como uma forma de lembrar aos adeptos a necessidade de crescer em santidade.

O que a Igreja prescreve

O Código de Direito Canónico para o Rito Latino da Igreja Católica lista (no Cânone 1246) os 10 Dias Santos universais da Obrigação, embora note que a conferência episcopal de cada país pode, com a autorização do Vaticano, modificar essa lista:

  1. Domingo é o dia em que o mistério paschal é celebrado à luz da tradição apostólica e deve ser observado como o dia sagrado mais sagrado da obrigação na Igreja universal. Também a observar estão o dia da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Epifania, da Ascensão e do Corpo Mais Santo e Sangue de Cristo, Santa Maria Mãe de Deus e sua Imaculada Conceição e Assunção, São José, os Apóstolos Santos Pedro e Paulo, e finalmente, Todos os Santos.
  2. No entanto, a conferência de bispos pode abolir certos dias santos de obrigação ou transferi-los para um domingo com aprovação prévia da Sé Apostólica.