Embora esta lista não esteja de forma alguma completa, e certamente não substitua um inquérito profissional, talvez o ajude na sua busca por um bom barco que se adapte aos seus planos. No mínimo, vai fazê-lo pensar mais profundamente do que um simples passeio enquanto entra a bordo de um veleiro potencialmente “perfeito”.
Abaixo
Observe a instalação do molinete e o porão da amarra para inspecionar a corrente, de maneira a detetar ferrugem e a sua condição debaixo do convés sob o molinete.
Inspecione a chapa de fixação do estai real e se houver um estai de proa interior, certifique-se que há uma chapa de fixação para o casco.
Observar os espaços do casco para tubos, incluindo a tomada de água e descarga do wc, a entrada de água e escoamento da pia. Verificar todos os espaços do casco e abraçadeiras de mangueira.
Verifique se as placas de fixação apresentam ferrugem ou fadiga, veja todas as amarras.
Inspecione a parte inferior do mastro e a cablagem elétrica que sai dele na parte inferior. Verifique também onde o mastro passa pelo convés para se certificar de que é impermeável.
Olhe para o painel elétrico, abra-o se conseguir ver o estado da cablagem e das ligações. Como é que fica? Os fios estão limpos e ordenados e os terminais não têm vários fios agrupados em qualquer terminal?
Verifique todas as bombas do porão e certifique-se de que funcionam. Existem alarmes de porão?
Por baixo da pia da cozinha de bordo, verifique a válvula de retenção (se presente), a válvula de balastro, e todas as abraçadeiras de mangueira.
Verifique o sistema de pressão de água e água quente, veja o aquecedor de água quente e as mangueiras para o motor.
Verifique o porão. Há água parada, ou óleo e sujidade e ferragens soltas?
Inspecione o estado geral do motor e do gerador. Quão acessíveis estão? Existe um filtro de combustível fora do motor, tem um vacuómetro? Quão fácil/difícil será mudar o óleo? Anote as horas do motor, verifique todas as mangueiras e abraçadeiras de mangueira, inspeção geral (fugas de óleo, ferrugem, suportes de motor, onde verificar o óleo do motor bem como o nível de transmissão).
Verifique onde o veio de transmissão atravessa o casco para detetar fugas, caixa de empanque, desgaste do rolamento sem corte.
Verifique o sistema de direção, procure ferrugem, fios ou cabos desgastados ou acessórios.
Toda a parte eletrónica funciona e quão bem está ligada? Se precisar de ser atualizada, quão difícil será a sua colocação e instalação adequadas.
Na cozinha de bordo, há um solenoide para o fogão de propano e funciona?
Debaixo das tábuas de assoalho, inspecione toda a água, combustível e tanques de retenção, cabos, mangueiras, bombas de porão, vestígios de água ou óleo, estado geral.
Verifique a idade das baterias, a sua segurança e a sua ligação adequada.
Verifique se o frigorífico e o congelador funcionam corretamente.
Verifique os tecidos de sotavento, escotilhas, sanitários sem fugas (se substituir, sugerir sanitários Raritan Elegance).

Verificar lavatórios e os espaços no casco, bombas de pedal e bombas de pressão de água elétricas.
Existe um transformador de água? De que tipo, que idade, funciona?
Verifique o estado do forro superior.
Ao comprar um veleiro usado, não basta verificar apenas isto. Continue a ler para saber mais.
No convés
Verifique o enrolador da genoa, e o estado da cobertura e costura da vela Sunbrella. Verifique o sistema do enrolador, o tambor, certifique-se de que há um britador de mandíbula dupla no esticador do estai real (chapas de ligação também seriam boas). Isto também deve ser feito se houver um estai de proa interior e vela de estai.
A condição do molinete e da corrente e levar as âncoras, interruptores de pé para cima e para baixo, que tipo de âncoras, amortecedor de âncoras (tais como 35 pés de nylon de três fios de meia polegada e usar o engate de rolamento na corrente).
Correr para trás fica para a vela de estai, pista, carro, condição (pode substituir o fio e equipamento com a linha T-900).
Jangada salva-vidas e pensar na colocação de uma barcaça para ser arrumada nos turcos ou no convés..
Estaca de sotavento, estivado em pista no mastro é o melhor.
Estado dos acessórios Lexan, vidro e metal em todas as escotilhas e portas, ou seja lá de que são feitos e nome do fabricante para peças de substituição.
Estado do mastro. A superfície é calcária, ou há bolhas de corrosão e descascamento? Prestar especial atenção a qualquer fixador de aço inoxidável num mastro de alumínio. Se necessário, substituir e utilizar Tef-Gel ao instalar novos fixadores.
Os mastros não devem ser fixados com rebites, apenas parafusos de máquina com Tef-Gel.
Verifique todos os condutores para o cockpit, sem fricção, com dispositivo para alinhamento de cabos à volta ou através delas para o cockpit. Verifique todas as embraiagens de corda no cockpit para ter a certeza de que funcionam. Verifique a condição do aparelho móvel, se desbotado ou riscado, ou muito rígido, terá de ser substituído.
Verifique todas as armações de arame para ferrugem ou rachaduras, verifique se os arames têm ferrugem, verifique as enxárcias e os pernos, e as chapas de fixação no convés. Se houver coberturas nos esticadores e nos bicos submersos, verifique se há corrosão.
Verificar os vaus e certifique-se de que estão colocados no ângulo adequado. Devem ter um ligeiro posicionamento ascendente sobre a enxárcia superior.
Verificar se as luzes estão a funcionar e se há corrosão. Considerar a substituição de luminárias mais antigas por LEDs.
Verifique os cabos de segurança, os terminais de arame, e o estado do arame, dos portões e dos balaústres onde se fixaram ao convés (ferrugem).
Verifique pedestal de direção, bússola, instrumentação exterior, placas de escotilha, equipamento MOB, suporte e guincho de popa, volante da direção e bloqueio, estado dos guinchos (se Lewmar verificar a tampa superior, e estiver cinzento em vez de preto está provavelmente a deteriorar-se). Ver se o piloto automático funciona, comandos do motor no cockpit, microfone Ram remoto para VHF, bomba manual de porão e manípulo, mesa do cockpit, escada de embarque na popa ou porta de segurança, estado do convés e no tabuado do cockpit.
Será que a sonda de profundidade funciona e é fácil de ler?
Avaliar o estado do toldo bimini e da cobertura da escotilha.
Se o barco estiver dentro de água, olhar para a linha de flutuação para ver se está limpo, sem relva ou cracas.
